A PARIOCA FILMES é um braço da Send Music Produções Artísticas LTDA, voltada aos projetos audiovisuais. É comandada pelo cineasta Marco André, seu sócio e diretor. Situada em Belém do Pará, a empresa tem como um dos objetivos divulgar a cultura amazônica para o mundo, envolvida em universalidade.

Atuando no desenvolvimento de conteúdos audiovisuais, a PARIOCA se preocupa em dar acesso às características de uma das mais importantes regiões do planeta, ainda pouco conhecida e utilizada nas produções nacionais.

A empresa já desenvolveu vários trabalhos, os quais citaremos a seguir:

CINEMA
• Coprodução ao lado da URCA Filmes, do Documentário em longa-metragem Paysandú, 100 anos de payxão, dirigido por Marco André e Gustavo Godinho, exibido na Rede Cinépolis em Belém, Macapá e São Luís. O filme também foi exibido na programação do NOW (NET), Oi TV, Claro TV e Vivo TV, assim como no Canal Brasil. Participou dos Festivais Cinefoot do Rio e São Paulo. Seu lançamento se deu em setembro de 2015, tornando-se a quinta maior bilheteria de documentários do Brasil neste ano. A obra foi patrocinada pelo BANPARA, através da Lei do Audiovisual.

• Coprodução ao lado da Urca Filmes do documentário em longa-metragem Amazônia Groove, sobre a vida e obra dos Mestres da música paraense Dona Onete, Sebastião Tapajós, Manoel Cordeiro, Paulo André Barata dentre outros. O filme foi selecionado para o Festival do Rio de 2018. Em 2019 concorreu num dos importantes festivais do circuito mundial de cinema, o South by Southwest, em Austin, Texas – EUA, recebendo o prêmio de melhor fotografia. Ainda neste ano foi exibido no Festival Du Cinèma Bresilien de Paris e participou do Amazônia DOC Festival como convidado. Em 2020 foi indicado como melhor documentário no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e recebeu da Associação Brasileira de Cinematografia o prêmio de melhor fotografia do ano. O Longa foi dirigido por Bruno Murtinho, produzido por Leonardo Edde e Marco André, que também é autor do argumento, colaborador de roteiro e diretor musical da obra, a qual foi patrocinada pela VALE, Brasil Cap e BNDES, através da Lei do Audiovisual, e pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

• Produção do curta metragem em documentário Camarada Alfredo, dirigido por Marco André. Camarada Alfredo é um curta-metragem que narra através do olhar de um importante militante do Partido Comunista Brasileiro, Alfredo Oliveira, como se deu o golpe militar de 1964, no Pará. Dirigido pelo filho Marco

André, Alfredo conta como a repressão o transformou no escritor e compositor dos mais destacados na Amazônia, levando André a descobrir, durante a entrevista, que a ditadura influenciou o pai a encaminhá-lo à carreira artística. O filme também retrata memórias do diretor relacionadas ao convívio com o camarada durante essa época, e deixa claro sua intenção em não esconder que a verdade num documentário nem sempre é revelada imaculada, podendo se dar a partir da negociação entre o diretor e o ator social. Camarada Alfredo foi selecionado para o Amazônia DOC 2019.

• Atualmente a PARIOCA FILMES está finalizando o seu próximo filme, “Porto Caribe”, que conta a história da influência da música caribenha na música do Pará. É uma produção com a GLOBO Filmes e Globonews, e entrará no circuito de cinema no primeiro semestre em 2024.

TV
• A PARIOCA FILMES produziu no Rio de Janeiro a série Caverna do Caruso, dirigida por Jaie Farias, para a Play TV, cujo protagonista é o comediante Fernando Caruso. A série é patrocinada pelo Fundo Setorial do Audiovisual e foi exibida na PLAY TV (NET).

• A PARIOCA FILMES também produziu para o Canal BIS, da Globo, a série PARÁ MUSICAL, sobre a música paraense, que estreou na grade da emissora em outubro de 2023.

OUTROS
• Produção do DVD Beat Iú, dirigido por Roberto Talma e Jodele Lacher, gravado no Polo de Cinema e Vídeo do Rio de Janeiro. Patrocínio da TM Celular.

• Produção do curta metragem em documentário Beat Iú, dirigido por Marco André. O mesmo fez parte do DVD Beat Iú, dirigido por Roberto Talma e Jodele Lacher.

• Produção do clipe Ê Cabôco, do grupo musical CaBloco Muderno, com Fafá de Belém, Dira Paes, Pepeu Gomes, Paulinho Moska, Gaby Amarantos, Pedro Luís, Dona Onete dentre outros, dirigido por Marco André.